diana 24 Colocar Mira

Para os "artistas" darem largas à sua imaginação...
Responder
jonas
Sócio
Sócio
Mensagens: 331
Registado: sexta out 30, 2009 10:35 am
Localização: Agueda/Aveiro

Re: diana 24 Colocar Mira

Mensagem por jonas » quarta jan 15, 2014 7:12 pm

salgado Escreveu:compreendo se o trabalho nao for bem feito, depois ja nao ha nada fazer.
mas gostava mesmo de lhe por a mira, ate porque a arma ainda esta em bom estado e sempre podia dar tiros a maiores distancias.
ja agora faço outra pergunta, tambem lhe queria mudar a mola e por uma que tenha mais força. havera algum inconveniente e se nao que tipo de mola é que lhe posso por? tipo uma que dê 300 m/s :D
Fazer esse trabalho e responsabilizar-se por ficar bem feito, é capaz de haver cá quem o faça o que não sei é se estará interessado em fazê-lo...
Depois mesmo que alguém o faça, é preciso equacionar muito bem se com o custo para fazer esse trabalho não seria melhor pensar em manter a arma como está de origem e comprar por exemplo uma em segunda mão que esteja em bom estado.

Relativamente a por uma mola que dê velocidades 300m/s (~24 joules c/chumbo de 0,547g) nessa arma é um total desperdicio e eu diria mesmo que é impossivel, primeiro porque a arma é leve e pequena demais, segundo porque de origem elas foram dimensionadas para tiro a 7,5 joules (~170 m/s) terceiro mesmo que fosse possivel pô-la dar essa velocidade sendo o conjunto tão leve o duplo recuo do pistão/mola daria origem a tantas vibrações que em termos de precisao nem vale a pena falar...

Tiago Martins
Mensagens: 508
Registado: segunda out 18, 2010 6:45 pm

Re: diana 24 Colocar Mira

Mensagem por Tiago Martins » quarta jan 15, 2014 8:13 pm

Restaurar uma carabina é caro.
O tempo despendido para ficar decente é enorme.
Uma restauração completa, com acabamento à madeira/metal, partes interiores todas novas...eu não o faço por menos de 150€.

Avatar do Utilizador
Godgira
Mensagens: 102
Registado: domingo out 07, 2012 8:22 pm

Re: diana 24 Colocar Mira

Mensagem por Godgira » quarta jan 15, 2014 8:41 pm

Pelas fotos fornecidas, a arma aparenta estar em muito boas condições. Pelo menos por fora.
Creio não ser necessário pensar-se num restauro completo.
Agora a mola e o couro da bucha do pistão é que deve de necessitar de revisão e possível substituição. Acrescentando a bela da lubrificação :)

Tal como o jonas, também eu possuo uma Diana Mod. 25 da mesma época e também sou da opinião de que deveria manter a sua de origem (ainda para mais no estado em que está...).
Mas a decisão é sua. E qualquer que seja ela, estamos cá para saber qual foi 8)

salgado
Mensagens: 9
Registado: terça jan 14, 2014 5:37 pm

Re: diana 24 Colocar Mira

Mensagem por salgado » quinta jan 16, 2014 5:04 pm

desculpem la estar a ser chato mas andei a fazer alguma pesquisa e descubri que ha uma mola compativel com a minha arma, que é a Titan xs mainsprings nº 5. é uma mola mais comprida e tambem é compativel com a diana 28. pela logica a mola da diana 28 da para minha arma.
gostava de saber a vossa opiniao.
cumprimentos

Avatar do Utilizador
Fernando
Sócio
Sócio
Mensagens: 4297
Registado: segunda out 17, 2005 12:29 am
Localização: cantanhede

Re: diana 24 Colocar Mira

Mensagem por Fernando » quinta jan 16, 2014 10:19 pm

Não chateia nada. Tem um problema que está a tentar resolver.O difícil é que por vezes as respostas não são "sim" ou "não", e acaba sempre por ser o dono da arma a ter que decidir.
A arma parece estar em bom estado, e deve ter algum valor sentimentar para si. A decisão está entre ariscar e pagar pare ela ter mira telescópica, ou mantela como está, e investir em algo mais recente. Existem muitas molas com mais "energia", mas não se deslumbre com potencias elevadas. Nem vai acreditar no que pode fazer com 24 ou mesmo 16J.
Gosto de longos passeios, principalmente quando são dados por pessoas que me chateiam.
Só trabalho porque dizem que dá saúde, e não quero ficar doente.
Prefiro passar um dia a atiral mal, que passar um dia a trabalhar bem.

salgado
Mensagens: 9
Registado: terça jan 14, 2014 5:37 pm

Re: diana 24 Colocar Mira

Mensagem por salgado » sexta jan 17, 2014 6:19 pm

sem duvida que a arma tem valor sentimental e talvez por isso a queira manter a funcionar nas melhores condiçoes possiveis.
penso que a vou manter de origem. talvez o melhor seja comprar uma arma mais actual, até porque tenho alguma curiosidade na pratica do field targuet.
agradeço imenso a vossa ajuda
cumprimentos

Responder