Hatsan AT44 - 10 5,5
- razor
- Mensagens: 339
- Registado: quarta jun 27, 2007 1:00 am
- Localização: sesimbra
- Contacto:
Hatsan AT44 - 10 5,5
Upgrade Hatsan at44:
Gatilho mais sensivel:
desmontar a arma, aceder ao martelo que é do tipo "roda de carril de combóio" possui 2 anilhas do diámetro do tubo onde se encontra alojado, espaçado entre si por um tubo mais fino, terminado por uma ponta homogenea (martelo), poluir a espelho o entalhe onde o gatilho fixa, passar um pouco de massa de silicone no referido entalhe.
Aumento de potência, aceder ao martelo, polir as duas anilhas guias a espelho, aplicar um pouco de massa de silicone nas anilhas polidas, retirar a mola do martelo, ficando com acesso a uma anilha de cerca de 10mm de comprimento (anilha encontra-se no interior do tubo de menor diâmetro de ligação entre as anilhas guia) e substituir por um bocado de tubo do mesmo diâmetro com cerca de 30mm de comprimento ou por uma mola maior. por último retirar um pequeno parafuso que delimita o percurso do martelo, fazendo com que o mesmo não atinja a válvula na sua plenitude, parafuso este que se encontra no exterior do alojamento do martelo, junto ao furo de ar de ligação entre martelo e arma. (as anilhas guias depois de polidas fluem mais livremente no tubo, fazendo com que não haja atrito, facilitando a mola)
Conclusões:
Gatilho mais suave no disparo, a potência aumenta exponencialmente, não possuo crony, mas a avaliar pela penetração (tábua de pinho) antes e depois é sensivelmente o dobro.
Reverso da medalha:
Barulho de disparo altissimo próximo duma Evanix AR6 e o número de disparos úteis desce.
Gatilho mais sensivel:
desmontar a arma, aceder ao martelo que é do tipo "roda de carril de combóio" possui 2 anilhas do diámetro do tubo onde se encontra alojado, espaçado entre si por um tubo mais fino, terminado por uma ponta homogenea (martelo), poluir a espelho o entalhe onde o gatilho fixa, passar um pouco de massa de silicone no referido entalhe.
Aumento de potência, aceder ao martelo, polir as duas anilhas guias a espelho, aplicar um pouco de massa de silicone nas anilhas polidas, retirar a mola do martelo, ficando com acesso a uma anilha de cerca de 10mm de comprimento (anilha encontra-se no interior do tubo de menor diâmetro de ligação entre as anilhas guia) e substituir por um bocado de tubo do mesmo diâmetro com cerca de 30mm de comprimento ou por uma mola maior. por último retirar um pequeno parafuso que delimita o percurso do martelo, fazendo com que o mesmo não atinja a válvula na sua plenitude, parafuso este que se encontra no exterior do alojamento do martelo, junto ao furo de ar de ligação entre martelo e arma. (as anilhas guias depois de polidas fluem mais livremente no tubo, fazendo com que não haja atrito, facilitando a mola)
Conclusões:
Gatilho mais suave no disparo, a potência aumenta exponencialmente, não possuo crony, mas a avaliar pela penetração (tábua de pinho) antes e depois é sensivelmente o dobro.
Reverso da medalha:
Barulho de disparo altissimo próximo duma Evanix AR6 e o número de disparos úteis desce.
- Rui Moreira
- Sócio e Webmaster

- Mensagens: 752
- Registado: sábado mai 19, 2007 3:03 pm
- Localização: Castelo de Paiva / Leiria
Re: Hatsan AT44 - 10 5,5
Bom material para possuidores das recentes Hatsan, não sei se tens o tuning documentado em fotografias, mas davam outro valor ao post, e certamente que os interessados agradeciam.
Quanto a um aumento de potencia era de esperar, acredito que a novidade é ser de tal ordem, o que vem explicar a menor autonomia visto haver maior gasto de ar em cada disparo.
Estas recentes Hatsan são armas que ainda não me convenceram, pelas diferentes opiniões que tenho lido por esses forums fora, no entanto ainda não me passou nenhuma pelas mãos para poder formar uma opinião fundamentada. Pelo menos temos de reconhecer que o preço é agradável
Quanto a um aumento de potencia era de esperar, acredito que a novidade é ser de tal ordem, o que vem explicar a menor autonomia visto haver maior gasto de ar em cada disparo.
Estas recentes Hatsan são armas que ainda não me convenceram, pelas diferentes opiniões que tenho lido por esses forums fora, no entanto ainda não me passou nenhuma pelas mãos para poder formar uma opinião fundamentada. Pelo menos temos de reconhecer que o preço é agradável
Cometa Fenix 400 4,5 + Leapers Accushot 8-32x56
Air Arms TX200 4,5 + Bushnell Elite 4200 8-32x40
Air Arms EV2 MK IV 4,5 Black Finish
Air Arms TX200 4,5 + Bushnell Elite 4200 8-32x40
Air Arms EV2 MK IV 4,5 Black Finish
- razor
- Mensagens: 339
- Registado: quarta jun 27, 2007 1:00 am
- Localização: sesimbra
- Contacto:
Re: Hatsan AT44 - 10 5,5
Boas o tunning não tem suporte fotográfico, a arma é de fácil acesso e desmontagem. Quanto á potência é uma realidade, pois ao polir as guias o martelo circula livremente no tubo, a mola não é necessário trocá-la, pois ao acrescentar um calçe de maior comprimento a mola é obrigada a comprimir mais, pois o espaço é o mesmo e retirar um pequeno parafuso que se encontra no orificio junto aos o´rings que liga a válvula á arma, faz com que o martelo consiga ir mais de encontro a esta última, fazendo com que bate em toda a sua força sem ser empedido no seu percurso pelo dito parafuso.
O gatilho continua a ser um pouco pesado embora tenha melhorado muito, tenho a Hatsan em boa indole, apenas traida por um gatilho que exige e não daqueles match em que o tiro nos surpreende.
O gatilho continua a ser um pouco pesado embora tenha melhorado muito, tenho a Hatsan em boa indole, apenas traida por um gatilho que exige e não daqueles match em que o tiro nos surpreende.
-
vfrod
- Mensagens: 81
- Registado: sexta fev 05, 2010 6:37 pm
Re: Hatsan AT44 - 10 5,5
Na questão do gatilho talvez possa ajudar. O segredo está na mola colocada no parafuso que supostamente regula a força do mesmo no segundo tempo. Troquei esta mola por uma muito mais suave. O resultado... bom não tem nada a ver. Há inclusivamente quem retire a mola mas isto desaconselho vivamente uma vez que não experimentei pessoalmente. Para fazer a alteração basta retirar o bloco do gatilho removendo dois pinos e depois é muito fácil, localizando o parafuso da força, não o que regula o primeiro tempo. Se me recordo basta retirar um dos pequenos pinos que a mola salta...
Saúde...
Saúde...
- razor
- Mensagens: 339
- Registado: quarta jun 27, 2007 1:00 am
- Localização: sesimbra
- Contacto:
Re: Hatsan AT44 - 10 5,5
Boas, obrigado pela dica, já desmanchei o módulo do gatilho e nunca me tinha passado pela cabeça essa alteração, afinei apenas o parafuso do 2º tempo ao máximo, com uma pequena melhoria, dento em breve espero adquirir outra hatsan e pôr em prática tudo o que sei em termos de upgrade, obrigado e valeu pela dica.
Quanto a força a máquina está transfigurada, pois está com a potência duma Evanix AR6, conseguindo trespassar uma tábua de 4,5 cm de espessura.
Quanto a força a máquina está transfigurada, pois está com a potência duma Evanix AR6, conseguindo trespassar uma tábua de 4,5 cm de espessura.
-
vfrod
- Mensagens: 81
- Registado: sexta fev 05, 2010 6:37 pm
Re: Hatsan AT44 - 10 5,5
No meu caso reduzi a força do martelo pois o objectivo era regularidade e aumentar o número de disparos.Ficou a 28 joules o que ainda lança os jsb jumbo a 230 m/s. Estou a conseguir cerca de 55 tiros dos 175 aos 100 bar. No teu caso vais ter sempre o gatilho um pouco mais pesado. De qualquer das formas a alteração da mola produz sempre um melhoria considerável, notória nos agrupamentos.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
- razor
- Mensagens: 339
- Registado: quarta jun 27, 2007 1:00 am
- Localização: sesimbra
- Contacto:
Re: Hatsan AT44 - 10 5,5
Boas, com a mola do martelo mais forte consequentemente o gatilho fica mais pesado, mas vou tentar retirar ou substituir a mola do 2º tempo e tentar contornar esse problema.
A arma é bem acabada, tem bastante força (no meu caso está no máximo) cicla bem e a precisão é bastante boa, num conjunto bastante acesivel em termos monetários para quem queira aceder a uma PCP.
A arma é bem acabada, tem bastante força (no meu caso está no máximo) cicla bem e a precisão é bastante boa, num conjunto bastante acesivel em termos monetários para quem queira aceder a uma PCP.
-
vfrod
- Mensagens: 81
- Registado: sexta fev 05, 2010 6:37 pm
Re: Hatsan AT44 - 10 5,5
Razor:
Não sei se já o fizeste, mas de qualquer das formas:
O polimento das peças do mecanismo de rotação do carregador e eliminação de eventuais rebarbas, seguido de uma nova lubrificação tem alguma influencia ao "ciclar". Fica muito mais suave. Atenção na desmontagem, retirando os 3 parafusos laterais que há uma mola que vai saltar! Podes igualmente fazer um ligeiro polimento da face lisa do carregador.Isto em conjunto com o polimento do martelo e respectivo cilindro produz um efeito realmente diferente ao armar.
Abraços
Não sei se já o fizeste, mas de qualquer das formas:
O polimento das peças do mecanismo de rotação do carregador e eliminação de eventuais rebarbas, seguido de uma nova lubrificação tem alguma influencia ao "ciclar". Fica muito mais suave. Atenção na desmontagem, retirando os 3 parafusos laterais que há uma mola que vai saltar! Podes igualmente fazer um ligeiro polimento da face lisa do carregador.Isto em conjunto com o polimento do martelo e respectivo cilindro produz um efeito realmente diferente ao armar.
Abraços
- razor
- Mensagens: 339
- Registado: quarta jun 27, 2007 1:00 am
- Localização: sesimbra
- Contacto:
Re: Hatsan AT44 - 10 5,5
Boas, ainda não fui por ai visto a arma ciclar sem problemas e sempre foi fluida, agora apenas aguardo um pouco de tempo para desmontar o mecanismo do gatilho e tentar a solução que me apresentas-te e tentar melhorar o 2º tempo e respectiva força para desarmar, abraços.
- razor
- Mensagens: 339
- Registado: quarta jun 27, 2007 1:00 am
- Localização: sesimbra
- Contacto:
Re: Hatsan AT44 - 10 5,5
De novo, desmontei o grupo gatilho, acedi á mola do 2º tempo, retirei-a, está presa por um pino e a seguir á mola uma pequena haste guia, rearmei o grupo gatilho sem a mola e a arma transfigurou-se para melhor, pois agora apenas há um ligeiro tempo entre o 1º e 2º tempo até a arma disparar, tempo esse bastante preceptivel por uma ligeira resistência, bastante preceptivel, pois quem tem uma anshutz .17 HMR com culatra match ainda assim está um furo abaixo da sensibilidade desta última, obrigado pela dica bastante útil.