Rat Shooting com PCP

Assuntos que digam respeito ao tiro com ar comprimido em geral e que de alguma forma não se enquadrem na modalidade de Field Target
Bloqueado
Pedrorfp
Registado: segunda jun 27, 2016 4:05 pm

Rat Shooting com PCP

Mensagem por Pedrorfp » segunda jun 27, 2016 4:26 pm

Boas pessoal, já alguém ouviu falar deste novo "desporto"/controlo de pragas?
Espero que sim, pois tenho muitas dúvidas. A primeira é, é legal praticar Rat Shooting em Portugal?
Obrigado

joooe
Registado: quinta ago 02, 2012 10:50 am

Re: Rat Shooting com PCP

Mensagem por joooe » segunda jun 27, 2016 5:29 pm

Se for num terreno teu ou no quintal, penso que não terás problemas. De qualquer forma, acho que é proibida a "caça" com pressão de ar.

Pedrorfp

Mensagem por Pedrorfp » segunda jun 27, 2016 6:27 pm

A ideia é praticar em explorações agrícolas/pecuárias. Os donos concordam e agradecem, e o meio ambiente e a fauna também, pois reduz-se as pragas sem recurso a venenos. Será isto ilegal?

Lammer
Registado: segunda nov 25, 2013 7:47 pm

Mensagem por Lammer » terça jun 28, 2016 10:17 pm

Boa tarde Pedrorfp.
Vai ao separador "Informação Geral" tópico Fac-Legislação AC, pesquisa com atenção o que lá está escrito e depois dá-nos a tua opinião.
HW97 BlackLine 4.5 mm 16J + Hawke Varmint 6-24x44
Mumia II + MTC Viper 8-32x60

Lammer
Registado: segunda nov 25, 2013 7:47 pm

Mensagem por Lammer » terça jun 28, 2016 10:19 pm

Lammer Escreveu:Boa tarde Pedrorfp.
Vai ao separador "Informação Geral" tópico Fac-Legislação AC, pesquisa com atenção o que lá está escrito e depois dá-nos a tua opinião.
Esqueci-me de acrescentar para seguires o Link da "Lei das armas"
HW97 BlackLine 4.5 mm 16J + Hawke Varmint 6-24x44
Mumia II + MTC Viper 8-32x60

Augusto Lucas
Sócio
Sócio
Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm

Mensagem por Augusto Lucas » segunda jul 04, 2016 10:30 pm

Pedrorfp Escreveu:A ideia é praticar em explorações agrícolas/pecuárias. Os donos concordam e agradecem, e o meio ambiente e a fauna também, pois reduz-se as pragas sem recurso a venenos. Será isto ilegal?
Todos te vão agradecer, companheiro. Até as autoridades, se te apanharem a faze-lo.
Serás o designado "o testa de ferro" que nunca foi herói da Marvel! :idea:
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado

mikehorta
Registado: quinta mai 29, 2014 5:39 pm

Mensagem por mikehorta » quarta jul 06, 2016 4:45 pm

Podes usar veneno para os ratos e pode matar depois aves de rapina, gatos ou qualquer bicho que coma ratos que vão ficar aflitos quando tiveram para morrer. Como se diz é o que temos de leis e até podíamos estar piores.

luismartins351
Registado: quinta set 17, 2015 6:25 am
Contacto:

Mensagem por luismartins351 » segunda jul 11, 2016 10:57 am

Quero recordar que tanto em Portugal como em Espanha é proibido usar armas de pressão de ar para caçar, seja o que for, nem se pode matar uma ratazana nos nossos terrenos, ou quintais.
Há atualmente em Espanha um debate sobre este tema, para legalizar a caça com AC, parece que a grande maioria do povo opem-se a isso, pois não é ético nem razoável usar armas AC que não têm licenças e uso e porte de arma, e são de venda livre para caçar e exterminar a pouca "caça" que existe na Península Ibéria, por outro lado é consensual a permissão de AC para controlo de pragas.

Pela minha parte sou TOTALMENTE CONTRA a caça com A.C. pois quando nasci, na minha aldeia e nas serras da minha zona (Guarda), havia carradas de coelhos, javalis, lebres, perdizes, etc para caçar, a partir dos anos 80, com os fogos, as doenças, o excesso de caça e o abandono dos campos pelos agricultores que ou emigraram ou reformaram-se, provocou uma tal diminuição, e hoje temos muita poucos animais para caçar, são praticamente espécies em vias extinção que terão de ser protegidas.

Por outro lado aceito que se mude a lei para se poder usar AC para controlo de pragas, mas é preciso primeiro identificar os animais que são considerados pragas, pois por exemplo os pardais não são pragas.
É muito mais ético e ecológico caçar um rato com AC, do que andar a espalhar venenos que matam TUDO, incluindo ratos, e já vi muitos ratos que são tão grandes (parecem coelhos) que até conseguem fazer frente aos gatos.

Pedrorfp

Mensagem por Pedrorfp » segunda jul 11, 2016 4:56 pm

Finalmente alguém razoável perante este assunto!

Efectivamente não estava a par das leis, e como é óbvio irei respeitá-las. Mas gosto de manter o meu espírito critico aberto, e sou 100% de acordo com as palavras do amigo Luís Martins.
Sou totalmente contra a caça desordenada, pelas razões que o amigo referiu. Mas para matar ratos, não vejo o porquê...

Sublinho que não é meu objectivo criar uma discussão para reversão da lei, coloquei o tópico na minha ingenuidade, porque me pareceu um passatempo divertido e "amigo do ambiente". Sabendo agora das leis, o que não faltará são passatempos legais...

Augusto Lucas
Sócio
Sócio
Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm

Mensagem por Augusto Lucas » segunda jul 11, 2016 8:59 pm

Finalmente alguém razoável perante este assunto!
Apenas essa ingenuidade pode servir de desculpa, pois o desconhecimento da lei não evita a sua aplicação pelas autoridades.
Estamos num fórum aberto e quando se menciona qualquer facto convém saber do que se fala.
Não é só o forista Luis Martin que "finalmente partilha de uma posição razoável sobre o assunto" mas até estar escrito, não se pode.
Eu até aproveito para evidenciar que nas associativas de caçadores atuais (de norte a sul do país), já se povoam os terrenos com as espécies que pretendem caçar nas épocas previstas por lei. O triste desta realidade é que alguns "verdes" ecologistas introduzem animais no terreno, sem criarem as devidas condições para elas poderem aí sobreviver. Muitas vezes baseados no que os caçadores criaram por si próprios. Muito havia para contar, como no caso dos esquilos, mas isso não é para aqui, onde se fala de armas de ar comprimido e o tiro (de precisão) com elas.
Afinal, até os ratos tem direito de viver neste país onde se legalizou o aborto, e onde se quer proibir as touradas. :idea:
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado

Bloqueado