Como afinar/zerar uma óptica.
- Eduardo Macedo
- Registado: terça set 11, 2012 11:45 am
Re: Como afinar/zerar uma óptica.
Parabéns, um dos melhores tutorias de afinação de lunetas que já tinha visto.
Eduardo Macedo.
Eduardo Macedo.
Weihrauch HW77K Carbine .177 Special Edition Laminate Stock
HAWKE VANTAGE 4-12×40 AO MIL DOT
HAWKE VANTAGE 4-12×40 AO MIL DOT
-
- Registado: quinta out 18, 2012 3:43 pm
RuiS Escreveu:Tendo verificado que uma das dúvidas recorrentes do novos (e não só) atiradores é a afinação das miras telescópicas. Venho aqui contribuir com um lista de passos de um método de afinação.
Este é um método como outro qualquer ( existe várias variantes).
Não existe um método standard, mas na minha opinião o melhor é o que podemos entender, repetir e que funcione.
Mas antes de dar-mos o primeiro tiro, devemos entender o que se está a passar deste que premimos o gatilho até á chegada do projéctil ao alvo.
Portanto antes de fazermos a afinação de uma mira devemos “estudar” e entender um pouco da “mecânica” do processo de tiro.
Aconselho o estudo de:
- Lançamento de projecteis. (Nos livros de física do Secundário lol )
- Balística
- Interna
- Intermédia
- Externa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%ADstica
Passos:
- Montar a mira e verificar (visualmente) se está tudo correctamente montado e bem fixo.
- Colocar um nível de bolha na arma
- Pendurar um fio para a aferição da verticalidade do retículo
- Alinhar o retículo com o fio pendurado e fazer os ajustes necessários
OBS: Para fixar uma mira não é preciso esmagar o tubo mas este deve estar bem fixo.
- Escolher um local apropriado para o efeito. Este local deve ter todas as condições de segurança. Certificando que o projéctil não passará da linha de tiro.
- Fazer um *grupo á distância “Min”
- Afinar a mira para o retículo na Horizontal (tiro deve “bater” no traço vertical do retículo)
- Fazer um *grupo á distância “Max”
- Verificar se temos o *grupo alinhado na vertical ( Os tiros devem “bater” no traço vertical do retículo)
- Se os grupos não estão a “bater” no traço vertical a temos a óptica desalinhada com o cano.
- Voltar a verificar a montagem e executar os ajustes/compensações necessárias
- Colocar alvos intermédios entre a distância “Max” e a “Min” (Exemplo 5 mts entre si).
- Fazer a tabela balística da arma com o chumbo escolhido.
O determinação do Zero em si, será uma questão de avaliar a curva balística e atribuir um ponto onde a mira está no ponto 0,0.
- No caso da utilização das torretas da mira terá de se apontar os valores para cada distância.
- Na utilização dos dots terão de ser apontados os dots referentes ás distâncias.
Considerações:
*Grupo - Deve-se ter em conta sempre grupos de 3 ou mais tiros como ref.
- A “escala” de distâncias da mira deve ser verificada com recurso a um alvo (ex. folha branca com traços pretos) para aferir o ajuste de paralaxe para o “olho” de cada atirador. Visto que nem sempre a escala que vem de fabrica corresponde a realidade.
- A escolha do chumbo deve ser feita á dist. mais próxima . do max. e verificar o que agrupa melhor.
Verificando de seguida a sua consistência nas distâncias intermédias.
Min. – Distância mínima que pretende atirar. FT – 10 mts.
Max. – Distância máxima que pretende atirar. FT – 50 mts.
Obrigado, ajudou-me muito a entender o processo.
Embora que, tive de recorrer a estes vídeos para visualizar melhor. Gostei muito, e até os podias anexar ao teu tutorial.
ENTENDER BALÍSTICA E TABELA DE DISTANCIAS
http://www.youtube.com/watch?v=ZzfyZ5II ... ature=plcp
COMO ZERAR A MIRA
http://www.youtube.com/watch?v=KGhnGuwM ... ature=plcp
AJUSTE DO PARALAX - COMO MEDIR DISTANCIAS
http://www.youtube.com/watch?v=g7lkANkT ... ature=plcp
-
- Registado: domingo mai 04, 2014 12:22 pm
Bom dia,
Comprei há um tempo uma Gamo Black Bull, que vinha com uma Mira telescópica Gamo 4x32 e funcionava perfeitamente na arma a nível de pontaria ..
Entretanto Comprei uma Mira telescópica 3-9x50 IR WR, mas não consigo afina-la nesta arma...puxei a lente toda para cima e mesmo assim o tiro sai-me sensivelmente a 5 centímetros abaixo do ponto de mira...
Alguém sabe o porque disto acontecer?
PS: Ja usei esta mira (3-9x50) noutra arma GAMO de um modelo mais antigo e funciona na perfeição..
Cumprimentos Moreira
Comprei há um tempo uma Gamo Black Bull, que vinha com uma Mira telescópica Gamo 4x32 e funcionava perfeitamente na arma a nível de pontaria ..
Entretanto Comprei uma Mira telescópica 3-9x50 IR WR, mas não consigo afina-la nesta arma...puxei a lente toda para cima e mesmo assim o tiro sai-me sensivelmente a 5 centímetros abaixo do ponto de mira...
Alguém sabe o porque disto acontecer?

PS: Ja usei esta mira (3-9x50) noutra arma GAMO de um modelo mais antigo e funciona na perfeição..
Cumprimentos Moreira
-
- Registado: quarta out 10, 2012 4:40 pm
Tens que por um shim no mount traseiro ou então usar um mount com ajuste.
-
- Registado: sábado jul 12, 2014 11:47 pm
Recentemente li sobre uma coisa a que chamam offset e que basicamente é a mira depois de montada na arma não ficar exatamente sobre o eixo vertical do cano.
O que acontece normalmente é que o tiro a uma distancia inferior à distancia a que a mira está zerada acerta de um lado e a distancias superiores à distancia a que a mira está zerada acerta do outro lado do eixo vertical.
Ao que parece é uma coisa frequente mesmo em montes de boa qualidade. Como é que se resolve este problema?
O que acontece normalmente é que o tiro a uma distancia inferior à distancia a que a mira está zerada acerta de um lado e a distancias superiores à distancia a que a mira está zerada acerta do outro lado do eixo vertical.
Ao que parece é uma coisa frequente mesmo em montes de boa qualidade. Como é que se resolve este problema?
Air Arms TX200 + Nikko Sarling Dimomd 10-50X60 SF
Weihrauch HW50s + Hawke Varmint 6-24X44 SF
Feinwerkbau 300s
Weihrauch HW30 + Hawke Vantage 4-16x40 AO
Toda a tua liberdade termina precisamente onde começa a minha.
Feinwerkbau 300s
- iscao
- Registado: domingo nov 17, 2013 4:30 pm
Tive/tenho esse problema por falta de preguiça em corrigir isso. Por exempo a mira está zerada para os 50mt, e aos nove metros tenho de dar 1MOA de descontos lateraissport billy Escreveu:Recentemente li sobre uma coisa a que chamam offset e que basicamente é a mira depois de montada na arma não ficar exatamente sobre o eixo vertical do cano.

PS. o shim lateral é na parte que agarra a montagem ao cano e não dentro dos aneis

Arma: Daystate Mk4
Mira: Falcon T50 Silver
Mounts: ATP 66
Chumbo: Daystate Rangemaster Li - 4.5
Mira: Falcon T50 Silver
Mounts: ATP 66
Chumbo: Daystate Rangemaster Li - 4.5
-
- Registado: sábado jul 12, 2014 11:47 pm
As montagens BKL parece que resolveram o problema
Air Arms TX200 + Nikko Sarling Dimomd 10-50X60 SF
Feinwerkbau 300s
Feinwerkbau 300s
- Fernando
- Sócio
- Registado: segunda out 17, 2005 12:29 am
As montagens BKL têm uma construção que fazem com que a mira fique alinhada com a arma, o que nem sempre acontece com as outras.
Gosto de longos passeios, principalmente quando são dados por pessoas que me chateiam.
Só trabalho porque dizem que dá saúde, e não quero ficar doente.
Prefiro passar um dia a atiral mal, que passar um dia a trabalhar bem.
Só trabalho porque dizem que dá saúde, e não quero ficar doente.
Prefiro passar um dia a atiral mal, que passar um dia a trabalhar bem.