Inicio no PCP, que arma escolher? e equipamento.

Assuntos que digam respeito ao tiro com ar comprimido em geral e que de alguma forma não se enquadrem na modalidade de Field Target
Responder
eletric0
Registado: terça jun 05, 2018 3:16 am

Inicio no PCP, que arma escolher? e equipamento.

Mensagem por eletric0 » terça jun 12, 2018 3:42 am

Boas pessoal.

Sou novo aqui no forum e por estas andanças.

Gostaria de vos solicitar algumas opiniões sobre aquisição de uma arma PCP.

Após um contacto com a Mundilar foi-me aconselhado uma FX Typhoon visto ser de gama de entrada da marca FX no mundo PCP.

eu tinha coloado um budget de 700/800€, já posso uma mira telescópica.

Após verificar os dados sobre essa carabina, verifiquei que nao é regulada como a FX Streamline. Esse detalhe da "regulada" faz com que um gajo aguente mais um bocado e compre outra coisa?

O objectivo em concreto é tentar fazer a inserção no field target. Tenho uns locais privados onde posso fazer tiros a varias distancias e quem sabe juntar-me ao clube da zona.

Face ao restante equipamento, o que me aconselham? que botijas de arma comprimido comprar? qual a sua capacidade? 3L dura por norma quantos carregamentos? E como as costumam encher? Já vi vários métodos para tal, mas só para saber como a maioria dos utilizadores as usam!

Desde já um obrigado e cumprimentos.
Norica Dragon .177
Weihrauch HW98 .177
FX Streamline .22
Norica 4x32 AO Magnum
MTC Viper PRO 3x18 50
Rangefinder SUAKOI 600

Fernando
Sócio
Sócio
Registado: segunda out 17, 2005 12:29 am

Re: Inicio no PCP, que arma escolher? e equipamento.

Mensagem por Fernando » quarta jun 13, 2018 3:43 pm

A FX Thyphoon é uma das possíveis armas de iniciação, e até de "uso corrente". Claro que para obter uma arma com mais capacidades, terá que gastar um pouco mais de dinheiro. Julgo que uma das armas mais equilibradas dinheiro/qualidade será a HW 100, que custa aproximadamente 1000€ conforme o modelo. Um garrafa de mergulho de 3L será boa para transportar, mas pequena para ter em casa. 6/7l 300 bar será o mais equilibrado para ter em casa e levar para o "campo". Bombeiros, e lojas de material de mergulho, são os sítios mais habituais para encher.
Gosto de longos passeios, principalmente quando são dados por pessoas que me chateiam.
Só trabalho porque dizem que dá saúde, e não quero ficar doente.
Prefiro passar um dia a atiral mal, que passar um dia a trabalhar bem.

eletric0

Mensagem por eletric0 » quarta jun 13, 2018 8:47 pm

Obrigado pela resposta Fernando.

Esse valor "extra" para a HW100 vale a pena? para uma pessoa que está no inicio, eu sei que pensando a longo termo acabara por compensar mas é só para gerir o budget e ter ideia do que irei necessitar de gastara em ambos os casos.

O equipamento para armazenar o ar comprimido as ditas "botijas", costumam comprar em algum lugar especifico ou loja de mergulho que seja mais barato que por exemplo as da mundilar ou estão dentro do preço? Eu já pesquisei sobre o assunto mas como me encontro no interior de Portugal, lojas de mergulho é impossível!

E mais concretamente será necessário o que? A dita "botija" para o ar e algo mais?
Norica Dragon .177
Weihrauch HW98 .177
FX Streamline .22
Norica 4x32 AO Magnum
MTC Viper PRO 3x18 50
Rangefinder SUAKOI 600

eletric0

Mensagem por eletric0 » quarta jun 13, 2018 9:09 pm

Fernando Escreveu:
quarta jun 13, 2018 3:43 pm
Bombeiros, e lojas de material de mergulho, são os sítios mais habituais para encher.
Só por curiosidade, costumam pagar ou fazem isso de livre vontade? Acabei de pergunta a um colega que é bombeiro e ele disse que já anteriormente tinham pedido e foi recusado... Isto é recorrente ou só aqui?
Norica Dragon .177
Weihrauch HW98 .177
FX Streamline .22
Norica 4x32 AO Magnum
MTC Viper PRO 3x18 50
Rangefinder SUAKOI 600

Fernando
Sócio
Sócio

Mensagem por Fernando » quinta jun 14, 2018 12:52 am

Depende da corporação de bombeiros. Uns fazem o trabalho e cobram, outros simplesmente não fazem. Usam o compressor apenas para carregar o material deles. Os que fazem, exigem normalmente prova hidraulica em dia. Pode haver alguma firma que ao usar ar comprimido nos seus trabalhos, têm compressor. Têm de procurar até encontrar. Os preços da Mundilar são equilibrados, e normalmente vendem a garrafa já com um kit para enchimento de boa qualidade. Tente encontrar um clube que faça paintboll. Eles também precisam de ar comprimido, e podem ajudar no problema. A HW é muito boa para o preço, e já muito comprovada.
Gosto de longos passeios, principalmente quando são dados por pessoas que me chateiam.

Augusto Lucas
Sócio
Sócio
Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm

Mensagem por Augusto Lucas » quinta jun 14, 2018 10:07 pm

Boas!
Se conhecer algum clube de tiro por perto de casa, terá grande parte dos problemas solucionados, pois deverá ter companhia já conhecedora.
A forma de carregar o ar numa pcp, não deve ser assim tão diferente, companheiro. Ou utilizam uma garrafa de ar ou então uma bomba manual, pois eu duvido que tenham compressor doméstico.
Ao comprar uma "botija" de ar, terá de obter também a ligação da botija ao adaptador da arma (nas HW100 pode enroscar o depósito directamente no bocal da garrafa de mergulho, tal como as Steyr antigas e Walter). Para evitar essa operação, tem a opção quik-fill, mais fácil, e preferida da maioria).
Não é, como diz, impossível no interior de Portugal, se conhecer alguém que seja bombeiro, uma vez que mesmo no interior do país existem rios, barragens, e albufeiras. Terá é de ter tudo em ordem para ser atendido, pois são pressões de trabalho perigosas, e é muito mais fácil prevenir que remediar!
Apesar de ter mencionado querer uma pcp, com esse orçamento de 700/800 euros, o melhor era pensar numa boa arma de mola, já que as armas de baixa gama podem ser um quebra-cabeças, sejam de pcp seja de mola! Tanto quanto sei, aparecem boas carabinas com preços aliciantes, que podem satisfazer o sujeito que agora começa e não sabe se tem "queda para a coisa". Querendo depois vender, já não perde muito mais do que gastou (a menos que a use como bastão para o criquet). Veja no tópico dos classificados, que encontra por lá algo digno!
Eu não tenho qualquer comissão!
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado

eletric0

Mensagem por eletric0 » sexta jun 15, 2018 9:38 pm

Desde já obrigado a ambos pelas vossas opiniões.

Augusto eu sempre gostei de tiro, mas devido ao meu pai ter sido militar, nunca foi apologista da minha proximidade com armas, mesmo as de ar comprimido. Dai não ter tido oportunidade de ter começado muito mais cedo com imensa pena minha.

Eu até conheço pessoas que pertencem a corporação de bombeiros daqui, e confirmou que teem compressor para fazer esse tipo de enchimento com as pressões exigidas.. Encaminharam-me para o Cmdte, pois só ele pode dar autorização para que possa ser feito o dito enchimento. Dito por esse colega, a única coisa que gastam é o dito combustível(Pelo que percebi é especie/formato de gerador). Caso decida tomar mesmo a decisão de aquisição da PCP vou lá antes confirmar se sempre é possivel ou não.

Quanto a questão sobre a aquisição armas PCP, eu já possuo 2 de mola, uma Norica Dragon mas que tem um gatilho super rijo(mesmo ja tendo levado um bom tratamento dado pelo meu pai que até tem jeito para esse tipo de trabalhos) e acabei por comprar uma HW98 cuja qual estou super satisfeito, tenho depois uma mira Norica 4x32 que foi o que o budget deu na altura.. A questão do PCP é só pelas respectivas potencias que as armas conseguem debitar. Vou ser muito sincero, eu adoro tiros de longa distancia, cujas distancias para mim com este tipo de armas seria 50/75mts.

Mas como agora ando aperfeiçoar a técnica não me tenho aventurado nessas distancias e apenas no rigor dos agrupamentos, estão cada vez a ficar melhores e com esta HW98 notei muita diferença especialmente com este gatilho espectacular.

Vou averiguar os classificados apesar de não ver por lá nenhuma HW100 ou 110.

Já agora outra questão. Quando pagam o enchimento das garrafas de ar por exemplo quanto pagam, mais ou menos, por uma de 7L ? Só para ter ideia do que posso esperar.

Cumprimentos.
Norica Dragon .177
Weihrauch HW98 .177
FX Streamline .22
Norica 4x32 AO Magnum
MTC Viper PRO 3x18 50
Rangefinder SUAKOI 600

Fernando
Sócio
Sócio

Mensagem por Fernando » sexta jun 15, 2018 11:16 pm

Depende bastante, mas de 2 a 5€.

Augusto Lucas
Sócio
Sócio
Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm

Mensagem por Augusto Lucas » sábado jun 16, 2018 2:57 pm

Na corporação dos bombeiros mais perto de casa, já me pediram ,€7 e €15, mas isso depende de quem nos atende, já que nem todos os assuntos passam pelo comandante, e o "artista" de turno pode fazer vingar a vontade dele, nesse momento. Assim, tanto enchem dentro de uma vasilha com água (decerto para prevenir o aquecimento resultante da elevada pressão), como naturalmente, ao lado da viatura onde está esse equipamento. Em tempos eu lá falava da prática do paintball, pois o field targuet ainda é pouco divulgado e as armas de chumbos podem gerar mais animosidade nos ouvintes (para eles será quase o mesmo). Esta prática mudou quando encontrei colegas dentro da corporação, e já era (quase) só aparecer e pedir. Tudo o que é bom acaba depressa, e essas pessoas saíram do activo, o que me levou a recorrer de outras fontes.
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado

PedroMatias
Registado: sábado mar 15, 2014 7:05 pm

Mensagem por PedroMatias » quarta jun 27, 2018 11:02 pm

Boa noite. Uma vez que diz que és do interior, é de que zona? Cumprimentos
Kalibrgun Cricket 5.5mm
MTC EVX 5-20x50
Rangefinder Leupold RX-650

Responder