WEIHRAUCH HW77 VS HW97 + Diana Bullseye ZR + mira

Assuntos que digam respeito ao tiro com ar comprimido em geral e que de alguma forma não se enquadrem na modalidade de Field Target
Responder
Rui_Soares
Registado: segunda jul 02, 2018 12:04 pm

WEIHRAUCH HW77 VS HW97 + Diana Bullseye ZR + mira

Mensagem por Rui_Soares » segunda jul 09, 2018 9:58 pm

Boa noite,
Antes de mais gostaria de dizer que o objectivo da compra de uma carabina é para diversão familiar - tiro a 20 - 50m em alvos de papel, garrafas e latas.

Gostaria de poder ter mais informação (experiente) sobre se comprar a WEIHRAUCH HW77 ou a HW97.

Relativamente às montagens estou completamente a escuras... só sei que poderá haver desafinações por causa dos repetidos esforços longitudinais nos disparos... Será que isto resolve o problema? -- "Diana Bullseye ZR"

As miras telescópicas é outra área que não domino. Comprar online? Segunda mão ? Qual ?

Agradeço ajuda portanto nestas duvidas...
Agradeço desde já!

Neves23
Registado: terça dez 20, 2016 12:15 pm

Re: WEIHRAUCH HW77 VS HW97 + Diana Bullseye ZR + mira

Mensagem por Neves23 » terça jul 10, 2018 1:40 pm

Boas, desde já, não sou experiente, apenas um entusiasta que tem um HW77.

É uma arma bonita, com excelentes acabamentos. É pesada, mesmo pesada, 20 tiros a 10m sem apoio já requer algum descanso.

Alvos de papel a 10m quase que fura o suporte, os chumbos ficam desfeitos. Não tenho mto espaço, atiro mais a 25m e conseguem-se alguns grupos porreiros.

Fernando
Sócio
Sócio
Registado: segunda out 17, 2005 12:29 am

Mensagem por Fernando » terça jul 10, 2018 5:58 pm

A principal diferença entre a 77 e a 97, é o facto da 77 vir com miras abertas, e por isso "pronta a acertar" enquanto a 97 com não têm qualquer tipo de miras, implica a compra de mira telescópica. Antigamente a 77 julgo que tinha uma difernça de 1mm no diâmetro da camera de compressão, agora julgo que já não têm. As novas coronhas da 77 são muito mais bonitas e ergonómicas que as antigas. A 77 tem o cano mais comprido 7 ou 10cm. Estas pequenas diferenças não são relevantes no desempenho, por isso não notará qualquer diferença na precisão, e alcance.
Algumas pessoas usam montagens com "amortecimento" tipo dampa. Se comprar, que seja de qualidade como por ex as Sportsmatch. Quanto a mira compre o melhor que o seu orçamento permita. Os chinoscópios tipo 10-40x50, são uma boa relação qualidade preço. A seguir as 8-32 da hawke, e a seguir a T-50 da Falcon. Grande parte deste material encontra na Mundilar.
Gosto de longos passeios, principalmente quando são dados por pessoas que me chateiam.
Só trabalho porque dizem que dá saúde, e não quero ficar doente.
Prefiro passar um dia a atiral mal, que passar um dia a trabalhar bem.

Rui_Soares

Mensagem por Rui_Soares » quinta jul 12, 2018 10:31 am

Obrigado pela resposta clara e esclarecedora.
Das três marcas de miras que referiu não se importa de especificar modelos para aquisição?

Pergunto tb se com uma mira e com um alvo a 10m não será que o vejo exageradamente ampliado ?
Ou seja, para atirar a 10 m terei de remover a mira?
Obrigado.

Fernando
Sócio
Sócio

Mensagem por Fernando » sexta jul 13, 2018 1:50 am

Chinoscópio é o que costumo chamar a todas as miras como a ZOS 10-40x50 ou 10-40x60. Normalmente terá que comprar on line . É uma mira barata +- 150€. Para "uso corrente" é suficiente, e até dá para competir se não tivermos dinheiro para melhor. As outras está tudo escrito, marca e modelo. Não tenha medo de ver o alvo do tamanho de um "olifante" . Quanto maior vir o alvo melhor. Mas como estas miras têm zoom, pode por o zoom nos 10 aumentos e está o problema resolvido.
Gosto de longos passeios, principalmente quando são dados por pessoas que me chateiam.

Fernando
Sócio
Sócio

Mensagem por Fernando » sexta jul 13, 2018 1:53 am

A T 50 da falcon é é uma 10-50x60.

Augusto Lucas
Sócio
Sócio
Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm

Mensagem por Augusto Lucas » sexta jul 13, 2018 10:24 pm

Comprar a carabina será o mais fácil de tudo, sempre.
Já a escolha de mira e montagens, deveria de ser de acordo com a utilização final a dar ao equipamento.
Para dar uns tiros de recreio/diversão, não terá de escolher nada de muito especial. Quando o forista Fernando menciona o "chinoscopio", parte do principio que se referem ambos a miras de iniciação (com algumas pretensões de qualidade), já que por norma, dentro dos valores mais em conta, todas são produzidas na China (mesmo que com nomes de boas marcas nelas gravado). A dificuldade é encontrar uma mira que resista ao duplo recuo das carabinas de mola, sem ter de andar sempre a regular, ou mesmo a trocar.
É que: bom e barato é coisa que não existe!
Frequentando lugares onde outros atiradores pratiquem o tiro, poderá servir para se informar, ou mesmo, copiar as soluções encontradas.
Com uma mira de muitos aumentos, até poderá tornar-se mais complicado atirar, desde logo, porque se notam bastante as pulsações do atirador (e mais na posição clássica de ft). Nas armas de mola, a melhor escolha de montagem, será sempre uma mono-peça, com ou sem sistema de redução da vibração (dampa). E as miras de regulação frontal (na campânula) são (por norma) mais resistentes que as de regulação lateral. Existe uma gama tão variada de miras no mercado actual, que eleger alguns modelos é um risco, até porque, escolher só pelos preços, é quase certo ir dar errado. Também alguns dos modelos com reputação, agora são ligeiramente diferentes, mas para pior (na maioria dos casos).
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado

Rui_Soares

Mensagem por Rui_Soares » sábado jul 14, 2018 11:22 am

Bom dia,
De facto só me falta a mira pois o resto está escolhido e comprado
WEIHRAUCH HW77 -- comprado
SPORTSMATCH DM70 DAMPA -- escolhido
MIRA ??

Obrigado pelos esclarecimentos!

shooterman
Registado: sexta mar 28, 2008 3:01 pm

Mensagem por shooterman » sábado jul 14, 2018 12:50 pm

Se tiveres interesse, tenho uma mira Falcon T50 da primeira geração para vender.

PedroMatias
Registado: sábado mar 15, 2014 7:05 pm

Mensagem por PedroMatias » domingo jul 15, 2018 12:55 pm

Boas, e bem vindo.
Boa compra ;)
Quanto á compra da mira, e uma vez que pretende dar uns tiro por diversão e nao vai passar dos 50m, uma mira com tanto zoom a meu ver é uma escolha muito errada, pois o zoom minimo começa nos 10x, e tendo uma mira com uma gama de zoom 6-24 seria o ideal, pois por vezes muito zoom (ver o alvo o mais perto possível) nao se traduz em ser mais fácil em lhe acertar, requer muita experiência, muita hora de tiro até ser confortável acertar numa lata a 50 metros com o zoom a 50x
Com uma gama de zoom 6-24, é muito mais confortável par apodere explorar todas as distancias de tiro, pois com 6x de zoom acerta facilmente numa lata de coca cola a 30m e assim que sentir necessidade irá aumentado o zoom.
Quanto a marcas, nao recomendo as Hawke, pois sao muito caras para a qualidade que oferecem, recomendo uma MTC EVX 5-20x50 ou a MTC 6-24x56, por o preço é muito difícil encontrar melhor, aguentam recue de armas de fogo, excelente construção, excelente nitidez em todo o zoom, de facto para mim a melhor mira relação qualidade/preço, tive uma MTC EVX 5-20x50 e usei e abusei das torres, em momento algum perdeu o zero, fartou-se de andar á chuva e zero problemas de humidade ou outro problema qualquer, tenho um amigo que tem uma numa gamo whisper fusion mach 1 e nunca perdeu o zero, enquanto uma Hawke Vantage SF 6-24 perdia o zero ao fim de 40 tiros.
Com tudo é apenas a minha opinião.
Bons tiros
Kalibrgun Cricket 5.5mm
MTC EVX 5-20x50
Rangefinder Leupold RX-650

Responder