Avaria Norica Marvic Gold

Para os "artistas" darem largas à sua imaginação...
Responder
João Quintas
Registado: segunda set 26, 2016 7:26 pm

Avaria Norica Marvic Gold

Mensagem por João Quintas » quarta dez 21, 2016 3:45 pm

Olá a todos os membros!
Sou um principiante no tiro a ar comprimido e após ter comprado uma carabina Norica Marvic Gold no último leilão da PSP, tive o azar de a mesma ter avariado... :(

Após ter atirado uns 30 a 40 chumbos, a precisão da arma começou a piorar substancialmente de tiro para tiro, até que os chumbos deixaram de sair pelo cano, ficando no início do mesmo. :|
Reparei que após fazer uns disparos a seco (sem chumbo), caem do interior da arma uns grãos de «areia»?

Já estive a observar uns videos instrutivos no youtube de como substituir a mola, ou trocar pelo sistema gas ram; no entanto não tenho o (compressor de molas) necessário para realizar o trabalho. Por outro lado tenho receio de o problema ser de outra parte do mecanismo e acabar por fazer um investimento que não arranja a carabina. :roll:

Será que alguém aqui no forum me pode dar algum conselho para recuperar a arma de forma €conómica?

Augusto Lucas
Sócio
Sócio
Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm

Re: Avaria Norica Marvic Gold

Mensagem por Augusto Lucas » quinta dez 22, 2016 8:13 pm

Boas!
Se a arma tem a mola partida ao ponto de não estar capaz de disparar o chumbo, não deverá ter problemas de a desmontar, mesmo sem o dito compressor de mola. A areia no interior de uma arma nunca foi um bom pronuncio quanto ao bom uso que teve antes, mas sem saber qual o seu estado interno, também não é fácil dar bitaites.
Um forista que tem prestado bom serviço a bastantes interessados nessas lides de restauro/manutenção, é o forista JB Outil, ou Jorge Batalha. Será conveniente saber junto dele que disponibilidade tem, para o fazer.
Para ter uma ideia do que vai encontrar pela frente, se meter mãos à obra, aqui fica o plano de peças expandido desse modelo de carabina. Junto deles poderá pedir as peças que precise, ou procure na Mundilar, que também lhas consegue (creio eu...).

http://www.sermasports.com/PRODUCTOS/ca ... c_gold.htm
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado

João Quintas

Mensagem por João Quintas » quinta dez 29, 2016 11:25 am

Agradeço a informação Augusto Lucas!
Depois de enviar um email à Mundilar (peço desculpa pela publicidade), fui informado que têm um kit de mola a gás da NORICA que substitui o sistema de mola.
Como não sabia se o problema seria da mola ou outro componente qualquer, resolvi gastar um pouco mais e comprar esse sistema, massa e óleo próprios para a lubrificação.
Já fiz um compressor de mola caseiro e vamos ver como corre a recuperação da Norica Marvic Gold.

Só por curiosidade, tenho uma Gamo CFX com uma mira 4x32 e gosto muito dela. acho que é uma boa carabina de iniciação, no entanto tenho de reconhecer que o gatilho é o seu ponto fraco. Já a Norica Marvic Gold pareceu-me um gatilho melhor, mas quando hipótese de a experimentar digo qualquer coisa por aqui.

Augusto Lucas
Sócio
Sócio
Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm

Mensagem por Augusto Lucas » quinta dez 29, 2016 6:46 pm

Para melhorar o gatilho original da Gamo CFX, pode procurar pelo que foi criado pelo Charlie Datuna, ou então, entre em contacto com o forista Bruno Silva (Nick-name Vaqueiros) que lhe poderá fazer um idêntico.Julgo que esteve um em venda no tópico dos classificados, mas faz algum tempo. Preços eu desconheço, mas procurando encontra...
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado

João Quintas

Mensagem por João Quintas » segunda jan 02, 2017 11:39 pm

Agradeço de novo a informação bastante útil para o gatilho da gamo cfx.
Venho agora aqui informar que já recebi o kit grs da Norica, encomendado na mundilar.
Vi um tutorial no youtube de como havia de efetuar a conversão de mola tradicional para mola de gás e pus mãos à obra..
Depois de desmontar o seu interior com um compressor de molas caseiro (também vi um tutorial em um site) descobri que aquele granulado que caía junto à abertura do cano, eram restos da bucha do êmbolo que estava ressequida e se estava a desfazer.
Já coloquei a mola a gás com a nova bucha e vamos ver como se vai portar na próxima sessão de tiro..

Responder