Primeira alteração à Lei n.º 5/2006, de 23 de Fevereiro

Informações ao público em geral.
Perguntas e respostas dos utilizadores do fórum à direcção da APFT.
Responder
Cardoso
Registado: segunda jun 06, 2005 10:03 am

Mensagem por Cardoso » segunda set 29, 2008 11:32 am

RuiPereira Escreveu:
Nepptunus Escreveu:Concordo plenamente com estas afirmações, porque vejao modlaidades como o Paintball que todos os anos provoca centenas se não milhares de ferimentos em que é necessária a deslocação e por vezes o internamento dos seus praticantes em hospitais a passar completamente ao lado da legislação das armas.
Para a pratica desta modalidade existem armas que são replicas de armas reais a uma escala 1:1 (pr ex.: H&K MP5, colt M4/AR15/M16, Walther P99, etc.). Qualquer pessoa pode deslocar-se a uma loja da especilizada ou não (ainda à pouco tempo uma grande superficie grossista esta a vender armas e munições de paintball) e comprar quantas armas e munições pretender sem ter a minima noção das regras de segurança. Por experiencia própria posso dizer que já vi de tudo na pratica de Paintball (dedos no gatilho, armas destravadas e apontadas a pessoas, equipamentos pneumaticos em mau estado de conservação e em risco de explodir, uso de silenciadores, etc.).
Pelo que conheço a pratica de paintball não obdece a quaisquer tipos de regras (excepto nas provas), a maioria das empresas que organiza eventos relacionados com o Paintball não tem seguros e opera na mais pura ilegalidade.
Para quem nunca experimentou e não conhece à saída do cano uma arma de paintball gera energias da ordem dos 12J (aprox. 3g @ 90m/s). A curtas distâncias o projectil tem capacidade para perfurar tecidos moles e distâncias de até cerca de 30m provoca nóduas negras enormes em zonas pouco protegidas. Existem várias casos documentados em território nacional de pessoas que sofreram lesões graves provocadas (perda parcial ou total da visão e audição) por má utilização destas armas que alguém para temtar disfarçar começou a chamar marcadores.

P.S. - Para quem não sabe estas armas podem disparar facilmente esferas com quimicos (como gás pimenta, gás lacrimogénio, etc.) ou até projecteis sólidos em borracha.

O problema meus amigos é o estado. Como é totalmente incapaz de ter uma acção fiscalizadora no que quer que seja, é mais facil cortar o mal pela raiz. Fiscalizar que está em situação ilegal, é um problema complicado de resolver...assim torna-se mais facil acabar com os problemas, deixa de haver fiscalização e passa a haver ilegalidade total.

ESpero que as associações de tiro, clubes e principalmente a federação contestem veemente esta situação.

Em Portugal quem cumpre a lei, está sempre f........, quem não a cumpre tem um estatuto de total impunidade.

Tiro e Queda
Sócio
Sócio
Registado: segunda jun 06, 2005 11:07 am

Mensagem por Tiro e Queda » quarta out 01, 2008 12:12 pm

T&Q

Um tiro, um acerto.

RuiS
Sócio e Webmaster
Sócio e Webmaster
Registado: segunda jun 06, 2005 9:42 am
Contacto:

Mensagem por RuiS » sexta out 03, 2008 3:39 pm

A proposta de lei foi aprovada hoje...!!! :?

Na generalidade...!!!
Última edição por RuiS em sexta out 24, 2008 2:32 pm, editado 2 vezes no total.
Rui Silva

zeca
Registado: sábado mar 04, 2006 7:53 pm

Mensagem por zeca » sexta out 03, 2008 7:02 pm

Corrijam-me se estiver enganado, mas, mesmo sem ter lido a totalidade do texto fiquei com a ideia que uma mira telescópica (ou seja, metade de um par de binoculos) é equivalente a uma arma de guerra, é isso?
Se assim for gostaria de saber em que associações, federações e outros ....ões é que este distinto governo se apoiou para dar á luz semelhante aborto.
Agradeço esclarecimentos.

VCTIRO
Registado: domingo mai 18, 2008 11:09 pm

Mensagem por VCTIRO » segunda nov 03, 2008 6:08 pm

RuiPereira Escreveu:
Nepptunus Escreveu:Só agora soube disto e o que tenho para comentar é mesmo muito pouco.

Se alguém ainda tinha dúvidas, por aqui se vê o país que temos.

Bastam umas notícias na televisão com gangs rivais aos tiros uns aos outros e comemos todos pela mesma tabela.
Tive oportunidade de comentar isto mesmo com os meus colegas de trabalho em amena cavaqueira à hora de almoço enquanto assistia a estes episódios tristes pela tv...só lamento que tenha sido muito mais cedo do que alguma vez pensei.

Para proibir cidadãos de bem de praticar o desporto que gostam estão eles aí prás curvas, agora o que eles não se lembram (ou não querem lembrar sabe-se lá porquê!), é que a lei que vai proibir os pedófilos de trabalharem com crianças está metida na gaveta à um ano!!!

Mas claro....as criancinhas que se lixem! Não é importante!

Apenas e só a título de desabafo...há momentos em que me sinto deveras envergonhado por ser português...e este é sem dúvida um deles!

Mas pronto, penso que a solução é mesmo esperar para ver o que esta anormalidade coroada de pura incompetência vai dar.
Como em várias outras leis e mais uma vez, está claro que quem elaborou este documento percebe tanto do assunto como eu de lagares de azeite, ou então, é alguém para quem, desporto, é sinónimo de futebol.
Só me espanta não ver mencionado na lista de restições ou proibições, os altamente mortíferos pitons das sapatilhas utilizadas no atletismo...devem-se ter esquecido!..

Preparem-se Nélson Évora e Naide Gomes...os vossos tempos de glória têm os dias contados!
Concordo plenamente com estas afirmações, porque vejao modlaidades como o Paintball que todos os anos provoca centenas se não milhares de ferimentos em que é necessária a deslocação e por vezes o internamento dos seus praticantes em hospitais a passar completamente ao lado da legislação das armas.
Para a pratica desta modalidade existem armas que são replicas de armas reais a uma escala 1:1 (pr ex.: H&K MP5, colt M4/AR15/M16, Walther P99, etc.). Qualquer pessoa pode deslocar-se a uma loja da especilizada ou não (ainda à pouco tempo uma grande superficie grossista esta a vender armas e munições de paintball) e comprar quantas armas e munições pretender sem ter a minima noção das regras de segurança. Por experiencia própria posso dizer que já vi de tudo na pratica de Paintball (dedos no gatilho, armas destravadas e apontadas a pessoas, equipamentos pneumaticos em mau estado de conservação e em risco de explodir, uso de silenciadores, etc.).
Pelo que conheço a pratica de paintball não obdece a quaisquer tipos de regras (excepto nas provas), a maioria das empresas que organiza eventos relacionados com o Paintball não tem seguros e opera na mais pura ilegalidade.
Para quem nunca experimentou e não conhece à saída do cano uma arma de paintball gera energias da ordem dos 12J (aprox. 3g @ 90m/s). A curtas distâncias o projectil tem capacidade para perfurar tecidos moles e distâncias de até cerca de 30m provoca nóduas negras enormes em zonas pouco protegidas. Existem várias casos documentados em território nacional de pessoas que sofreram lesões graves provocadas (perda parcial ou total da visão e audição) por má utilização destas armas que alguém para temtar disfarçar começou a chamar marcadores.

P.S. - Para quem não sabe estas armas podem disparar facilmente esferas com quimicos (como gás pimenta, gás lacrimogénio, etc.) ou até projecteis sólidos em borracha.
Boas,

Desde já aproveito para discordar da sua visão do paintball, eu sou jogador de paintball recreativo a muitos anos, pertenço a um clube e pertenço a Paintugal - Associação de Paintball Recreativo. Pode ter a certeza que nos jogos da nossa Associação existem regulamentos de segurança apertados. Basta cair no erro de tirar a máscara durante o jogo, para ser expulso do mesmo e levar com sanção disciplinar. E como tudo tambem já vi pessoal a dar tiros de chumbeira uns nos outros, e não vou meter todos no mesmo saco.
Eu já participei em dezenas de jogos com centenas de jogadores, e nunca vi ninguem ser hospitalizado devido a um acidente de paintball. Obviamente um jogador de paintball sujeita-se a algumas nódoas negras, como alguem que joga futebol sujeita-se a umas caneladas. Eu próprio já levei tiros a queima roupa (proibidos pelos regulamentos n se dispara a menos de 3 metros) que aconteceram fortuitamente ao dobrar esquinas etc, e nunca fiquei magoado! dos hematomas não me livrei obviamente. Joguei por exemplo alguns anos voleiball e tive que recorrer as urgências do Hospital algumas vezes, com pés torcidos, pulsos, no paintball nunca me magoei, nem nunca vi ninguem magoar-se com gravidade. Hematomas como digo acontecem, contudo podem ser evitados com uso de coletes e material de protecção adicional. As mascaras de paintball são fabricadas para aguentarem impactos muito superiores a 300 fps, na Paintugal o limite é de 280 fps. As armas são controladas antes de iniciar-se o jogo no crony, e os jogadores são alvo de medições durante o próprio jogo. Se alguem subir a velocidade e sancionado disciplinarmente. E cada sócio e jogador possui um seguro de acidentes pessoais, aos jogadores novos é dado o respectivo briefing de segurança, durante o decorrer dos jogos a arbitros e jogadoresarbitros de forma a intervirem imediatamente caso aja alguma irregularidade.
Como vêm os jogadores de paintball não são nenhuns malucos que andam a arriscar com a sua saude. Como tudo a excepções a "pseudo-empresas" que alugam campos sem terem seguros, sem saberem sequer o que fazem :evil: , com material deficiente etc.
A Paintugal tem se esforçado desde da sua existência para alertar as autoridades para a necessidade de legalizar e enquadrar o paintball, já foram entregues petições e requerimentos no parlamento.

Esta nova lei das armas ilegaliza o paintball e coloca em causa o desporto de uns milhares de jogadores. Coloca em causa obviamente muitos postos de trabalho.

Felizmente a associação a que pertenço, a Paintugal, foi a primeira a lutar pelo enquadramente e respectiva legalização do paintball.
Queremos praticar o nosso desporto legalmente e acabar com o "descontrolo" de "pseudo-empresas".

Só peço a esta comunidade que não meta todos os jogadores de paintball no mesmo saco.

Um abraço
VCTIRO

VCTIRO

Mensagem por VCTIRO » segunda nov 03, 2008 6:20 pm

Esqueci-me de dizer que após cada eliminação, ou fora do jogo, é obrigatório colocar-se um tapa canos que evita disparos acidentais. As botijas de ar comprimido, só são enchidas pelas lojas se tiverem dentro da sua validade. Acabando a validade e necessário proceder-se a um teste, como o teste fica muito caro, na maior parte das vezes compra-se outra botija nova.

Um abraço
VCTIRO

VCTIRO

Mensagem por VCTIRO » segunda nov 03, 2008 8:27 pm

Boas,

Por acaso questionei a Associação se á registos de acidentes nos eventos da mesma, por agora, e após varios jogos com centenas de jogadores os unicos acidentes foram pés torcidos e mazelas do genero, não causados pelas armas de paintball.

As seguradoras americanas consideram o paintball mais seguro, que o Golfe por exemplo.

Na minha equipa todos já praticamos outros desportos, volleiball, futebol de 11, futsal, atletismo, BTT etc e graças a esses desportos já acumulamos várias mazelas entre o pessoal. Tal como pés torcidos, pé partido, joelhos rebentados etc, no paintball até hoje nada :wink: .

Um abraço
VCTIRO

RuiPereira
Registado: quarta jun 29, 2005 2:29 pm

Mensagem por RuiPereira » segunda nov 03, 2008 9:50 pm

Caro VCtiro, antes de mais bem vindo.
Eu também pratico Paintball. O problema não são os jogos em competições oficiais e de atletas federados! Aí eu sei que as regras básicas dse segurança se cumprem.
O problema são os milhares de armas que se vendem de forma livre, a qualquer pessoa pode ter acesso (através de compra ou aluguer) e que são usadas fora de eventos oficiais em recintos improvisados e que nunca passaram por um cronografo (Chrony é uma marca, não o equipamento).
Não sei se tem conhecimentos de balistica, mas existem muitas provas cientificas que qualquer projectil que voe a mais de 50m/s é mais que suficiente para provoar lesões graves nos tecidos moles humanos sem qualquer tipo de protecção. Não sei se sabe mas as bolas de paint ball são lançadas em média com um energia de cerca de 10J (2,4g@90m/s), que a curtas distancias é suficiente para matar animais do tamanho de coelhos.
Em relação ao facto de ter visto "animais" (desculpem este termo) a andarem aos tiros uns aos outros com armas de ar comprimido, só prova que existem pessoas sem civismo e que nunca deveriam ter acesso a qualquer tipo de arma.
Em relação ao Paintball, penso que este não vai acabar com a nova lei das armas. O que vai acabar é a venda de armas de paintball (erradamente chamadas de marcadores, nisto a lei é clara) que simulam armas de fogo reais como por exemplo os vários modelos da Tippman e da BT que são réplicas de armas de fogo.

RuiS
Sócio e Webmaster
Sócio e Webmaster
Registado: segunda jun 06, 2005 9:42 am
Contacto:

Mensagem por RuiS » segunda nov 03, 2008 10:42 pm

Eu até percebo o interesse de saber a que velocidade um projéctil pode perfurar os tecidos moles! :roll:

Mas o mais importante para todos era lutarmos com todas as nossas forças contra esta Lei ignorante e prepotente. :wink:

Caro VCTIRO, desde já seja bem-vindo e felicito desde já o vosso trabalho na defesa dos vossos interesses.

Desde já subscrevo na integra as vossas reivindicações. :wink:

Apesar de só ter jogado Paintball uma meia dúzia de vezes, ADOREI.

Talvez por levar o jogo muito a sério deu cá uma pica...!!! :twisted:

Não jogo mais porque já tenho alguns hobbies, e ou se faz poucos e bem ou muitos e mal.

Como quase qualquer desporto, estamos sujeitos a uma serie de possíveis lesões.

Não reconheço maior perigosidade à pratica do Paintball do que um simples jogo de futebol ou fazer BTT.

Não será por isso que vamos "pedir" que seja proibido jogar à bola ou andar de Bicicleta... :wink:

P.S. - Tenho um jogo prometido por um camarada de armas já à algum tempo... AIRMAX ainda não me esqueceu! :wink: :wink: :D :D
Rui Silva

VCTIRO

Mensagem por VCTIRO » terça nov 04, 2008 12:06 am

RuiPereira Escreveu:Caro VCtiro, antes de mais bem vindo.
Eu também pratico Paintball. O problema não são os jogos em competições oficiais e de atletas federados! Aí eu sei que as regras básicas dse segurança se cumprem.
O problema são os milhares de armas que se vendem de forma livre, a qualquer pessoa pode ter acesso (através de compra ou aluguer) e que são usadas fora de eventos oficiais em recintos improvisados e que nunca passaram por um cronografo (Chrony é uma marca, não o equipamento).
Não sei se tem conhecimentos de balistica, mas existem muitas provas cientificas que qualquer projectil que voe a mais de 50m/s é mais que suficiente para provoar lesões graves nos tecidos moles humanos sem qualquer tipo de protecção. Não sei se sabe mas as bolas de paint ball são lançadas em média com um energia de cerca de 10J (2,4g@90m/s), que a curtas distancias é suficiente para matar animais do tamanho de coelhos.
Em relação ao facto de ter visto "animais" (desculpem este termo) a andarem aos tiros uns aos outros com armas de ar comprimido, só prova que existem pessoas sem civismo e que nunca deveriam ter acesso a qualquer tipo de arma.
Em relação ao Paintball, penso que este não vai acabar com a nova lei das armas. O que vai acabar é a venda de armas de paintball (erradamente chamadas de marcadores, nisto a lei é clara) que simulam armas de fogo reais como por exemplo os vários modelos da Tippman e da BT que são réplicas de armas de fogo.
Boas,
Relembro que os regulamentos de segurança existem, em Jogos exteriores, a competição da alçada da Federação de Paintball. A Paintugal, promove acima de tudo, a segurança e bem estar dos seus jogadores e sócios. Por isso e que ao fim de tantos jogos com tantos jogadores, não a nenhum registo de nenhum acidente provocado por uma arma de paintball.
Obviamente tambem concordo que deva haver regulamentação do paintball, e que as armas de paintball não sejam de venda livre, por isso e que a Paintugal está a lutar :wink: pela regulamentação do desporto. Como tambem não acho correcto que as armas de ar comprimido sejam de venda livre, eu vou a uma loja estilo bazar e compro dianas a vontade. E se quiser disparar contra alguem a curta distância vou provocar danos, pior se usar uma das caçadeiras da gamo que dispara 20 chumbos vou provocar danos grave. Ainda a pouco tempo um agente da autoridade foi atingido num braço com uma chumbeira.
E preciso haver uma lei que nos enquadre e que nos proteja de pessoas com falta de civismo, sejam armas de paintball(armas estilo réplicas ou armas mais orientadas para a competição), de airsoft, ou de field target.
E preciso haver regulamentação, por isso e que os denominados jogadores milsim(ou de jogos de cenário) se uniram numa associação para promover, entre outras coisas, a legalização do desporto que praticamos.
E preciso e criar condições para quem pratica o seu desporto, seja paintball, airsoft ou field target, com bom senso e dentro da legalidade :D . E castigar quem utiliza estas armas inconscientemente e de forma criminosa :evil: , penso que nisso estamos de acordo :wink: .

Em conclusão o paintball é um desporto extremamente seguro, desde como em qualquer desporto, se respeitem as devidas regras de segurança.

P.s eu sei que o crony é uma marca de um cronografo, peço desculpa pela imprecisão.

Um abraço
VCTIRO

Responder