Calculo de trajectorias balisticas

Discussão de todos os aspectos e vertentes desta modalidade
Responder
luismartins351
Registado: quinta set 17, 2015 6:25 am
Contacto:

Calculo de trajectorias balisticas

Mensagem por luismartins351 » quarta set 14, 2016 2:03 pm

Num forum americano "descobri" uma folha de calculo muito bem feita para calcular a trajetórias balísticas para Field Target.
Melhorei a essa folha de calculo, as células da folha de calculo estão protegidas mas sem "password" para poder ser alterada ao vosso gosto.
Os cálculos estão baseados no famoso software da Hawke o Chargain, pode haver um erro no máximo de 0,01 "inch" devido a erros de arredondamentos no Excel.

Link para a folha de calculo "Trajectory Calculator" em unidades imperiais

https://1drv.ms/f/s!AngxDgYj3VlWg8B733Kn8M-KV4EYuA

Mais tarde irei construir uma nova folha de calculo mas já convertida para unidades métricas.

Nota: Na ultima linha que tem 60 "Yards" está desprotegida para ser fácil calcular outra discancia sem precisar de desproteger toda a folha de calculo.

luismartins351
Contacto:

Re: Calculo de trajectorias balisticas

Mensagem por luismartins351 » quarta set 14, 2016 2:05 pm

Nota: É Chairgun e não Chairgain.

PedroMatias
Registado: sábado mar 15, 2014 7:05 pm

Mensagem por PedroMatias » quarta set 14, 2016 11:14 pm

Muito bom trabalho, mas a meu ver não há nada como fazer a curva balística no terreno, o software apesar de ter bastante eficácia, fica sempre aquém da realidade!
Por vezes uso o StrelokPro, que é muito mais evoluído que o Chairgun, pois o chairgun só permite usar retículos de miras Hawke, enquanto o StrelokPro tem 834 Retículos disponíveis, de praticantes todas as miras disponíveis no mercado!
Comparar a curva balística do software com a curva balista feita no terreno, é sempre um pouco diferente, havendo sempre 5 a 6 cliks a mais ou a menos!
No entanto nunca deixa de ser uma boa opção
Kalibrgun Cricket 5.5mm
MTC EVX 5-20x50
Rangefinder Leupold RX-650

luismartins351
Contacto:

Mensagem por luismartins351 » quinta set 15, 2016 1:22 pm

Caro Pedro, concordo seu comentário consigo a 100% , não conhecia o StrelokPro, muito obrigado pelo sua excelente sugestão, já o tenho a trabalhar no meu "Smartphone" e tem razão tem carradas de miras telescópicas.
Só é pena que não haja uma versão para o Windows 10 mas somente para o MAC's, e que na versão para o Iphone e Windows 10 mobile , não haja uma versão "lite" e "free", como existe para o Android, mas como é muito barato vale apena comprar e instalar no "Smartphone" , que foi o que eu fiz.

luismartins351
Contacto:

Mensagem por luismartins351 » quinta set 15, 2016 1:28 pm

Informo têm uma nova versão melhorada para o calculo de trajectorias balísticas em unidade imperais com nome de Trajectory Imperial.xlsx e têm disponível um novo ficheiro com uma segunda folha de calculo Tracjectory Metric.xlsx em unidades métricas interligada à primeira folha de calculo em unidades imperiais.
Estão disponível uns conversores de unidades imperiais para métricas e vice versa.
As folhas estão protegidas mas sem passwords.

PedroMatias

Mensagem por PedroMatias » quinta set 15, 2016 2:16 pm

Por um lado ainda bem que não existe uma versão gratuita, pois estão sempre cheias de publicidade!
Eu tenho a versão Pro no meu iphone (que é o sistema onde é mais fluida), funciona na perfeição, e para quem não exige o maximo da precisão, e dando todos os dados correctos há aplicação é muito mas muito certa, e principalmente por os dots da mira, mesmo até na longa distância se comporta muito bem!
Kalibrgun Cricket 5.5mm
MTC EVX 5-20x50

luismartins351
Contacto:

Mensagem por luismartins351 » quinta set 15, 2016 4:02 pm

Concordo com o que diz, as versões gratuitas estão cheias de publicidade, que eu pessoalmente detesto.

Esqueci-me de dizer que na segunda folha de calculo com medidas métricas deixei duas colunas em branco, uma para os Clicks da mira, e outra para POI em cm, estas duas colunas seriam para ser usadas no "terreno" para serem preenchidas com os valores exatos usados para acertar nos alvos, tive essa ideia devido ao comentário do Predo Matias que disse "Comparar a curva balística do software com a curva balista feita no terreno, é sempre um pouco diferente, havendo sempre 5 a 6 cliks a mais ou a menos!" e muito bem que uma coisa é a "teoria" e outra a é realidade .

PedroMatias

Mensagem por PedroMatias » quinta set 15, 2016 4:22 pm

Sem duvida alguma que faz diferença, se assim não fosse todos os que fazem competição poupavam horas a fazer a curva balística no terreno!
No entanto em competição (FT) não é possível usar aparelhos electrónicos de medição de vento nem inclinomentros, e cujo o software só trabalha devidamente se tiver essas informações!
E não há nada como fazer tudo no terreno, saber ler o vento é fundamental, e isso é com milhares de horas de treino!
Mas como referi há pouco, o software (StrelokPro) que uso para umas brincadeiras, esta muito mas muito bem feito!
Tenho a curva balística feita no terreno dos 10 aos 60 metros, quer por cliks quer por dots, e como é óbvio a partir dos 60m já não sei onde é o ponto de impacto, e é aqui que entra o StrelokPro, tinha um alvo bem distante, a 95m (distancia medida com o rangefinder), introduzo a distância no software, ele dá-me o ponto de impacto por dots, faço o tiro, e por espanto meu bate em cheio!
Ter em conta que nao havia vento nenhum, a inclinação era quase nula, arma apoiada no bipé, e tendo tudo isto em conta não deixa de ser uma boa solução para ter uma estimativa da curva balística "sem a fazer no terreno"
Kalibrgun Cricket 5.5mm
MTC EVX 5-20x50

Bigorro
Sócio
Sócio
Registado: terça jun 14, 2005 2:34 pm

Mensagem por Bigorro » sexta set 16, 2016 1:47 pm

PedroMatias Escreveu: introduzo a distância no software, ele dá-me o ponto de impacto por dots, faço o tiro, e por espanto meu bate em cheio!
O Chairgun tb tem App...

PedroMatias

Mensagem por PedroMatias » sexta set 16, 2016 5:36 pm

Tem, mas está longe da qualidade da App StrelokPro, até porque limita o uso a miras Hwake!
Kalibrgun Cricket 5.5mm
MTC EVX 5-20x50

Responder