FTP 900 será indicada?

Discussão de todos os aspectos e vertentes desta modalidade
Responder
morth2o
Registado: quarta mar 23, 2016 11:25 am

FTP 900 será indicada?

Mensagem por morth2o » sexta abr 29, 2016 11:08 pm

Boa noite caros foristas,

Gostaria de comprar uma carabina "jeitosa" para FT. Ou seja, uma que responsabilizasse o atirador pelos falhanços...

Tenho a FTP900 em vista, mas existem poucas reviews sobre esta... No entanto a pouca informação que existe não abona muito em favor da fiabilidade...

Chego mesmo a ponderar uma HW100 exatamente pelo oposto ... :martelada:

Alguém tem alguma experiência com alguma destas carabinas?

Desde já grato pela atenção

Augusto Lucas
Sócio
Sócio
Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm

Re: FTP 900 será indicada?

Mensagem por Augusto Lucas » segunda mai 02, 2016 6:05 pm

Uma carabina "jeitosa" para ft (e não só) seria a HW100. As alternativas existem, mas os preços podem disparar...
Enviei uma mp.
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado

Fernando
Sócio
Sócio
Registado: segunda out 17, 2005 12:29 am

Mensagem por Fernando » sexta mai 20, 2016 11:50 pm

Não existe muita informação, mas julgo que no youtube tem qualquer coisa.
O modelo ainda é novo e a AA não produziu muitas.
Comprar a HW 100 em vez de FPT 900 não me parece equilibrado. São muito diferentes.
Gosto de longos passeios, principalmente quando são dados por pessoas que me chateiam.
Só trabalho porque dizem que dá saúde, e não quero ficar doente.
Prefiro passar um dia a atiral mal, que passar um dia a trabalhar bem.

sanielrcng
Registado: quinta out 25, 2012 9:24 am

Mensagem por sanielrcng » segunda mai 23, 2016 2:08 pm

Como diz o amigo fernando (e bem) comparar uma ftp 900 com uma hw100 nao e de todo equilibrado principalmente pelo fim a que é destinada a compra..Não digo que a hw nao seja uma boa carabina(porque é) mas falando de field target a ftp900 e uma arma desenhada especificamente para competir em ft ao nivel mais alto do desporto..correcto em termos de comparativo seria uma steyr ou qualquer outra arma que ja tenha provas mais que dadas a nivel mundial neste desporto..comparar com uma hw será como querer um jipe militar e ter duvidas num hummer de guerra blindado e preparado ou uma dodge original de stand..ambos teem provas dadas mas um em utilizacao diaria e outro para o fim que procura..Espero ter ajudado..

morth2o

Mensagem por morth2o » segunda mai 23, 2016 6:41 pm

Obrigado a todos pelos comentários,

Eu também tenho consciência que estou a ponderar "ferramentas" comparáveis na função, mas completamente díspares na performance.

Uma vez que sou novato nestas andanças, tenho receio que por eventual indisponibilidade de tempo para a prática, ou aselhice :oops: para o tiro em competição, ao optar pela FTP 900 ou uma STEYR acabe por ficar com um pisa-papéis bastante caro lá em casa... :(

Com a HW, o peso de consciência e monetário seria menor, pois pelo menos poderia mandar uns tiritos no quintal com o filhote sem qualquer problema (com uma carabina perfeita para isso)!

A razão diz:
Compra uma HW 100 KT porque é um investimento acautelado e lá para a frente, se precisares de melhor, vê-se! Até tem fama de ser fiável e duradoura... Compras um chinoscópio jeitoso daqueles dos "falcões T50" e vais-te entretendo... Se correr mal, tens uma carabina porreira para o catraio furar uma latas!

O coração diz:
Compra a FTP..... Não, compra antes duas FTP...... sim duas, que se uma der o peid* tens outra para peças! :D

Basicamente a dúvida está em investir inicialmente num equipamento que seja uma boa plataforma para evoluir em competição pura, ou fazer um investimento faseado em equipamentos gradualmente mais evoluídos e mais caros!

Abraço a todos

Fernando
Sócio
Sócio
Registado: segunda out 17, 2005 12:29 am

Mensagem por Fernando » terça mai 24, 2016 12:25 am

Eu entendo.
Atirar com uma arma de alta qualidade implica que o atirador se dedique a ela com um mínimo de empenho para tirar algum partido dela. O retorno é uma qualidade de tiro excelente, e uma evolução como atirador. O que se investe em empenho é proporcional ao gozo, e á evolução.
É como estar um Opel Corsa e um Porche parados numa fila de trânsito. O condutor do Porche estará com um sorriso nos lábios mesmo estando parado no transito. :bejeka: :mrgreen:
Gosto de longos passeios, principalmente quando são dados por pessoas que me chateiam.
Só trabalho porque dizem que dá saúde, e não quero ficar doente.
Prefiro passar um dia a atiral mal, que passar um dia a trabalhar bem.

Augusto Lucas
Sócio
Sócio
Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm

Mensagem por Augusto Lucas » terça mai 24, 2016 9:22 pm

Com a HW, o peso de consciência e monetário seria menor, pois pelo menos poderia mandar uns tiritos no quintal com o filhote sem qualquer problema (com uma carabina perfeita para isso)!
Por isso mesmo eu elegi a minha HW100KT, que ainda mantenho, após ter investido no passado em 2 Steyr (modelos FT e HP), 1 EV-2 MKIII, e diversas springuer (modelos TX200 e HW97K no calibre 4,5 e 5,5). Faz dupla com uma BSA Hornet no calibre 5,5 que veio para ficar!
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado

morth2o

Mensagem por morth2o » quarta mai 10, 2017 12:00 am

Boas noites,
Após um "longo" período de reflexão lá resolvi comprar a FTP acompanhada de uma SIII.

Realmente a carabina parece corresponder às expectativas criadas pela ficha técnica da mesma.

Já descobri que "devora" JSB exact 4.52... mantendo uns agrupamentos promissores a 50m.

Em comparação com a Steyr LG110 de um amigo, em tiro apoiado, não fica a dever nada em precisão e consegue fazer uma sequência de 90 tiros com uma variação máxima de 8m/s e média de 7m/s.

No entanto, depois de lidar com ela algumas horitas, parece pesar qualquer coisa perto das 5tons..... embora equilibrada!

Cumprimentos

MortH2O

lpires
Registado: segunda fev 08, 2016 11:45 pm

Mensagem por lpires » terça mai 23, 2017 11:46 pm

Boa noite,

Gostaria de me iniciar também no FT, sendo que não sei que arma adquirir assim como restante equipamento.

Sendo leigo na matéria, começo por questionar: uma "qualquer" arma usada em 10mt p.ex. pode também ser usada para FT com as devidas alterações?
Pode pegar-se em versões base de uma LG400, uma F800x, uma LG110,...., e adaptar para FT? Ou convém pensar em modelos específicos para FT como seja a FTP900 aqui já referida? O inverso também é possível?

Qual é a potência recomendada? 16, 20 ou mais joules ou menos? Ja verifiquei que existem modelos/marcas com modelos específicos para FT com 16 e 20j.

Que mira "mínima" recomendam? aumentos, abertura, marca,...?

Estou indeciso entre adquirir uma arma/mira/acessórios básicos e ir evoluindo, podendo conduzir a um investimento total mais elevado posteriormente com troca de algumas das partes, ou fazer um esforço inicial um pouco maior e adquirir algo já substancialmente fiável e para futuro.

Falamos p. ex. numa escala entre HW97, S400, FTP900, LG110 (desculpem-me os entendidos, mas estou apenas a dar exemplos)
Qual a recomendação?

A questão que se coloca no final é, para quem tem apenas 1% de conhecimento no FT, é relativamente fácil a aprendizagem e adaptação à modalidade?

Eventualmente apelo desde já a colaboração e ajuda de alguém na zona de Lx para/na minha entrada neste mundo!!!!!!

Obrigado a todos.
Aguardo pelas vossas respostas, opiniões e ajuda!

morth2o

Mensagem por morth2o » quinta mai 25, 2017 10:22 pm

Boa noite,

Sendo eu um leigo nesta matéria, tem-se visto recentemente muitos fabricantes de armas de ar comprimido de marcas prestigiadas nas competições de 10m como Anshütz com a nova 9015 ONE, a FWB 800x, a Walther LG400FT, a lançarem de origem modelos dedicados ao FT tal como a Steyr com a LG110FT. Não querendo cometer nenhuma gafe, julgo que a Steyr foi pioneira neste campo.
É uma modalidade com cada vez mais adeptos e como tal tem um mercado potencialmente interessante.

Pessoalmente, comprei o equipamento básico, carabina, mira, botija, cronógrafo, uns chumbitos, uns apoios de tiro e uns alvos para ir treinando. Penso inscrever-me na APFT e federar-me para poder talvez para o ano participar no campeonato nacional.

Tive as mesmas dúvidas que tens, como podes ver nos posts anteriores, mas decidi comprar inicialmente equipamento que não me limite a evolução. As respostas do Fernando e do Augusto Lucas deram um empurrão na minha decisão.

Optei pela FTP pois experimentei uma e foi um "perfect fit". ;)

Pessoalmente preferi comprar uma carabina criada de raiz para as exigências do tiro em FT em vez de comprar e adaptar algo que nasceu para outro propósito. No entanto admiro os companheiros que através do engenho e dedicação adaptam carabinas transformando-as em ferramentas de precisão cirúrgica.
Uma adaptação bem feita, acredito que implique gastos adicionais avultados, basta consultar os preços das chapas de coice, coronhas, gatilhos, reguladores,...

Enfim...

Sem medo e siga ;)

Abraço

Responder